quinta-feira, 31 de março de 2016

Entrevista

Maria Darci Martins Nicácio e a Educação Inclusiva

Profª. Darci no NAPI


§  Dados pessoais

Nasceu em Cruzeiro do Sul Acre, tem 38 anos.

§  Atividade profissional

Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão-NAPI, em Cruzeiro do Sul, desde o ano de 2011.

§  Formação acadêmica

Graduada em pedagogia e com especialização em Educação Especial.

Maria José Nascimento
Maria JurgleideMaria Márcia
Maria Rutilene
Maria Samaira


            Quando iniciou o trabalho de inclusão de alunos no ensino regular em 2005, foi convidada para compor a equipe de professores de atendimento educacional especializado, a primeira equipe que iniciou com sete professores. Trabalhou como professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) na época professora de AEE  itinerante ate 2009, depois foi  convidada para compor a equipe de formação, e em 2011 assumiu a coordenação do NAPI (Núcleo de Apoio pedagógico a Inclusão).

Grupo 7- O que é Educação Inclusiva?
Darci- É uma forma de ensino, onde a escola atenda a diversidade total das necessidades educacionais de todos os alunos.

Grupo 7- Como se constrói uma sociedade inclusiva?
Darci- Através do conhecimento, onde todos, (família, sociedade, escola), reconheçam que todos são diferentes e devemos ser respeitados como seres  humanos,  independentemente de cor, raça, sexo, deficiência etc.

Grupo 7- Que tipo de ação pode ser sugerida quando nos deparamos com um aluno com deficiência na escola de ensino regular?
Darci- Buscar o conhecimento para aprender a lidar com aluno, assim como conhece - lo  melhor , através da família dos profissionais do ensino especial.

Grupo 7- Os professores que trabalham na Educação Inclusiva recebem formação para atuarem nesta  área? Como é realizada?           
Darci- Sim. Esta formação é realizada quinzenalmente, assim como os cursos de formação nas áreas especificas.

Grupo 7- O aluno com deficiência é incluído nas atividades entre os demais em sala de aula? Ou há atividades diferenciadas para ele?
Darci- Sim,  Ele deve ser incluído em todas as atividades da escola, sem atividades diferenciadas, apenas os recursos que devem ser diferenciados para atender  suas necessidades especificas.

“Acredito que um dia a educação
Chegue a um patamar, que não
Necessite de professores de AEE
Mais que todos serão respeitados
E atendidos dentro das especificidades
E que todos os professores regentes
Irão ter conhecimento, habilidades
E a sensibilidade necessária para lidar
Com todos os alunos sem exceção”

Grupo 7- Como é feita a avaliação do aluno com deficiência ao termino do ano letivo?
Darci- Essa avaliação é feita de acordo com suas habilidades. Vale ressaltar também que esta avaliação é continua, durante o ano letivo, pode ser feita através de relatórios, portfólios, atividades orais, etc.

Grupo 7- O núcleo recebe algum tipo de contribuição por parte dos governantes?
Darci- Sim, a Secretaria Estadual de Educação é que mantem os profissionais, e oferece alguns recursos para a manutenção do núcleo.

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