sexta-feira, 1 de abril de 2016

Reportagem

Malária em Cruzeiro do Sul


          Número de malária se agrava nos últimos meses em Cruzeiro do Sul 



       Mª Lucilene Costa
       Mª José Vieira
       Mª Janaina da Silva
       Mª Gerlândia Carneiro
       Mª Zenir Gomes

A malária é uma doença infecciosa transmitida por protozoários, parasitários do gênero plasmódios, transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles. Essa doença acontece frequentemente  nas regiões tropicais e subtropicais é uma doença muito comum no município de Cruzeiro do Sul.

“Os casos de malária tem aumentado bastante nos últimos meses no  município de Cruzeiro do Sul, principalmente durante o período chuvoso, pois de acordo com os dados que temos
o  índice de malária neste ano está com um acréscimo de 23% em relação ao ano passado neste mesmo período, principalmente na zona rural em relação a urbana,e o que está sendo feito para diminuir o índice de malária no nosso município diz respeito a programação feita no início do ano e a   várias ações  realizadas no combate a está epidemia  como: trabalho de rotina, palestras, borrifação  domiciliar, vigilância diariamente, tratamentos e diagnósticos, monitoramento dos cortinados, orientação a população sobre os devidos cuidados com os horários de picos do mosquito nas áreas de maior risco, e ainda alertando a população que tem criadouros e açudes próximos as suas casas para fazerem a limpeza nas bordas deles para que o mosquito não se prolifere naquela área,” relata o Senhor Hélio Camelli, gerente de
Endemias do município de Cruzeiro do Sul, responsável pelo setor de Malária.

Muitos são os sintomas apresentados por quem contrai essa doença.” Eu sentia muita fraqueza no corpo, mal estar, febre alta, dor de cabeça muito forte, muito frio, falta de apetite,dor no estômago, fígado inchado,  dor no corpo, até depois que tomei o medicamento da malária veio uma reação muito ruim,” diz a senhora Estefane Souza, moradora do bairro  Cruzeirinho.


Um comentário:

  1. Narrativa de Maria Evilene Mota da Silva
    Idade: 27 anos
    Ano: 2016
    Com base na minha experiência de vida, nasci na comunidade, reformar quando completei um ano de vida minha mãe querida resolveu vim embora. Vinhemos mora no município de rodrigues Alves , na comunidade nova Cintra, onde foi lá que comecei todo meu percurso de vida estudantil.
    Comecei estudar o meu primeiro ano, eu já tinha 8 anos, pois onde eu morava não tinha estudo, os alunos andavam duas horas para poder chegar na mesma, no ano seguinte fumos estudar do outro lado do rio, foi quando ficou mais ruim, pois os alunos corriam grande perigo de vida, era preciso atravessar o rio de barco, sem contar que quando o rio enche fica muito perigoso, chegávamos todos melado de lama, era preciso tomar banho para poder estudar. Já no outro ano o governo teve pena de nos , e mandou construir uma escola na minha comunidade, foi la onde concluir todos os meus estudos, tanto no ensino fundamental como médio. A partir dai ingressei no mercado de trabalho.
    Trabalhei dois anos no asas da florestania infantil, foi a partir dai que mim escrevie na plataforma, Paulo freire e hoje estou aqui cursando o ensino superior, estou muito feliz se hoje estou aqui agradeço em primeiro lugar a Deus e depois minha mãe pois sem ela não sou ninguém.

    ResponderExcluir